Ilha dos Gatos pertence ao município de Mangaratiba (RJ)
Existe a famosa ilha dos gatos em Aoshima Japão considerado um ponto de turismo , mas estamos falando de uma ilha aqui no Brasil localizado em Mangaratiba RJ .
Localizado a 8 quilômetros do continente, o território pertencente ao município de Mangaratiba (RJ) tornou-se habitat de 750 gatos selvagens. Pessoas abandonadas não deveriam estar ali, agora dividem espaço com lagartos, insetívoros, pássaros e vários animais.
Na verdade “Ilha dos gatos” é um apelido da ilha ,seu nome verdadeiro é Ilha Furtada. Nesta ilha há um grande número de gatos , uma população que que infelizmente está fora de controle. .
A historia da ilha dos Gatos
Moradores locais contam que, na década de 1950, uma família tentou ocupar a ilha Furtada, uma das pequenas ilhas da Costa Verde da Costa Rica, próximo ao Rio de Janeiro. Neste investida fracassada, os gatos continuaram sendo levados a ilha até os dias atuais . Como resultado, eles se tornaram espécies selvagens e mudaram o ecossistema da ilha.
Veterinários Voluntários
Depois de 8 anos , Supan (Subsecretaria de Proteção e Bem Estar Animal do Estado do Rio de Janeiro), estimou que havia 750 gatos no local. Especialistas em resgate e alguns ativistas em proteção animal. A ação foi organizada pela Supan e a reportagem embarcou nessa aventura para conhecer a ilha. A Supan organizou uma equipe de veterinários e ativistas ade proteção animal para fazer um controle da população dos gatos que se tornou ameaça para outras espécies nativas da ilha. Muitos são voluntários que doam seu tempo para o bem estar dos felinos, graças a eles que a população de gatos na ilha diminuiu dando uma vida dignas para eles.
Na ilha, os voluntários montaram abrigos temporários e montaram tanques de alimentação. Não tem nem sistema de captação de água da chuva, A ilha não possui fonte de água potável.
Com a ajuda de artesãos locais e o patrocínio de pequenos comerciantes da região, casas de madeira foram construídas e deixadas na ilha. Pelo menos no inverno, os gatos se escondem em algum lugar.
Outro problema causado pela grande quantidade de gatos na ilha é o desequilíbrio da fauna local. Capivara, cutia, pacas, lagartos e aves migratórias compartilham o mesmo habitat, e a presença de gatos leva a um desequilíbrio na cadeia alimentar. É comida? Os gatos comem ovos e filhotes. Por outro lado, os lagartos se alimentam de gatos. Essa cadeia alimentar não é comum na natureza ou no ecossistema da ilha, pois os gatos não devem ser mantidos, como explica Rosa Vivian Costa, veterinária do Bureau de Proteção e Bem-Estar Animal que está explorando.
Como posso ajudar ?
Fanpage dos voluntários : https://www.facebook.com/VeterinariosNaEstrada/
Para apoiar assista esse vídeo para entender melhor essa iniciativa: https://www.facebook.com/VeterinariosNaEstrada/videos/1318720064897366/