As máscaras caseiras podem protegê-lo do COVID-19 ?

As máscaras caseiras podem protegê-lo do COVID-19?

Máscaras médicas ainda são a melhor opção, especialmente para profissionais médicos.

 

Stephanie Cave costurou máscaras para funcionários de hospitais em um local chamado Stitch House, em Dorchester, Massachusetts. Com uma enorme escassez de máscaras nos hospitais locais para enfermeiros e médicos, muitos hospitais fizeram pedidos de doações, a Stitch House e seus voluntários esperam fazer perto de 1.000 máscaras para doar. As evidências sugerem que esse tipo de máscara oferece proteção limitada contra o vírus. Esta foto foi tirada em 22 de março de 2020.

15 alimentos que estimulam o sistema imunológicoMáscaras caseiras de pano não são ideais, mas, dada a atual escassez de equipamentos de proteção de nível médico em meio a uma pandemia, elas podem ser a melhor opção para algumas pessoas.

O novo coronavírus, chamado SARS-CoV-2, é uma doença perigosa no ar. Já se espalhou para 169 países, inclusive nos Estados Unidos. Sua rápida disseminação e falta de preparação por funcionários do governo deixaram médicos, enfermeiros e outros trabalhadores da linha de frente sem acesso ao equipamento de proteção necessário para se defender do patógeno ao tratar pacientes. Também deixou o público sem a opção de mascarar em massa para retardar a propagação da doença.

Anti-inflamatórios podem agravar Covid-19, recomenda a FrançaNo passado, especialistas em doenças infecciosas questionavam o valor das máscaras caseiras de pano como defesa contra vírus como a gripe. Mas agora esses mesmos especialistas estão pedindo aos profissionais médicos que só têm acesso a equipamentos de proteção limitados o uso de máscaras de pano caseiras se não tiverem absolutamente nenhuma outra opção. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) agora recomenda que os profissionais de saúde com nenhuma outra opção usem bandana ou cachecol ao tratar pacientes com COVID-19, a doença causada pelo novo coronavírus. No entanto, isso deve ser idealmente associado a um escudo facial e, mesmo assim, o impacto na redução da doença é desconhecido.

 

“É uma tragédia que tantos países não tenham feito o suficiente para parar esta epidemia e, simultaneamente, falharam em estocar suprimentos adequados de EPI (equipamento de proteção individual) para profissionais de saúde”, disse Raina MacIntyre, chefe do Programa de Pesquisa em Biossegurança da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália. “Além da perda de vidas na comunidade, estamos perdendo médicos e enfermeiros, que são buchas de canhão, sendo forçados a tratar pacientes sem EPI ou com EPI inadequado”.

MacIntyre liderou um estudo no Vietnã, publicado na revista BMJ em 2015 , que constatou que, para profissionais médicos que tratam a gripe nos hospitais de Hanói, as máscaras de pano parecem levar a mais infecções do que as máscaras médicas. O pano mantém a umidade, é frequentemente reutilizado e filtra pouco se comparado às máscaras médicas.

Ainda assim, MacIntyre disse à Live Science, se as máscaras de pano são a única opção disponível pelos médicos.

“Quando os médicos enfrentam não ter EPI, acho que eles devem usar o que puderem, e se for caseiro, é melhor que nada”, disse ela. “É uma questão de vida ou morte para eles, e qualquer proteção de barreira como uma máscara caseira provavelmente ajudará, mas, infelizmente, as perspectivas parecem sombrias para os EUA. Se a epidemia estiver fora de controle, leitos hospitalares cheios e profissionais de saúde doente (e incapaz de trabalhar) ou morto, é uma tempestade perfeita. É devastador “.

Outro estudo, publicado em 2013 na revista Disaster Medicine and Public Health Preparedness , descobriu que as máscaras cirúrgicas comerciais eram três vezes mais eficazes que as máscaras caseiras na prevenção da propagação da gripe. (As máscaras cirúrgicas comerciais, as máscaras de tecido mais frouxas, não são tão eficazes quanto os respiradores N95 especializados e adequados para filtrar minúsculas partículas virais, reportou a Live Science anteriormente .) Concluiu que “uma máscara caseira deve ser considerada apenas como último recurso” para impedir a transmissão de gotículas de indivíduos infectados, mas seria melhor do que nenhuma proteção “.

Anna Davies, principal autora do estudo e pesquisadora da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, publicou instruções em março deste ano sobre como fazer uma máscara de pano caseira.

“É importante enfatizar, no entanto, que o uso de máscaras faciais oferecerá apenas proteção limitada “, escreveu ela, “e não deve ser considerada proteção suficiente. Medidas preventivas adicionais precisam ser adotadas . Estes são detalhados abaixo:

“1) Evite contato próximo com pessoas que parecem mal e que têm febre e tosse.

“2) Cubra o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, usando um lenço de papel quando possível e descartando-o imediatamente.

“3) Também é importante lavar as mãos frequentemente com água e sabão para reduzir a propagação do vírus das mãos para o rosto ou para outras pessoas e limpar superfícies duras, como maçanetas, usando frequentemente um produto de limpeza normal.

“4) Se estiver cuidando de alguém com uma doença semelhante à gripe, uma máscara pode ser usada para cobrir o nariz e a boca e reduzir o risco de transmissão. O Reino Unido está olhando para aumentar seu estoque de máscaras para os profissionais de saúde por esse motivo. ”

As instruções completas para fazer máscaras caseiras estão disponíveis aqui , com o modelo mencionado nas instruções disponíveis aqui . Davies enfatizou que os usuários devem ler todas as instruções antes de começar.

Ela concluiu: ” IMPORTANTE: Lembre-se de sempre usar sua máscara facial na mesma orientação, ou seja, você deve sempre ter o mesmo lado voltado para fora (o lado contaminado). Cores diferentes usadas devem ajudar nisso. As máscaras devem ser lavadas na máquina para eliminar partículas de gripe residuais que possam estar contaminando a parte externa da máscara.Remova a máscara retirando as tiras da parte de trás da cabeça e puxando para frente – não toque na parte material da máscara. lembre-se de lavar as mãos com água e sabão antes e depois de tocar na máscara. ”

Para indivíduos que não fazem parte da área médica, como a Live Science relatou anteriormente , o valor número um de uma máscara é que ela tem o potencial de ajudar a impedir que você espalhe o vírus para outras pessoas. É menos provável mantê-lo seguro. A melhor maneira de se proteger, se você tiver a opção, é ficar em casa. No entanto, se você precisar sair, se tiver acesso a uma máscara de pano, pode valer a pena usá-lo, de acordo com as instruções acima.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima