Espalhar sementes é a melhor solução ?


Sementes de frutas talvez você tenha visto essa mensagem em algum grupo de rede social que você participa :

Em breve será a temporada de frutas como goiaba, maracujá, laranja, mamão, abacate????,cajú, manga, pequi, mangaba, acerola, melancia, limão, etc.

Meu pedido para todos é de não jogar as sementes no lixo, mas em vez disso, lavá-las, secá-las (ao sol) e armazená-las em um saco de papel e guardá-las no carro.

Toda vez que saírem para um campo, quando estiverem pescando, fazendo trilha de moto ou bike, viajando, joguem essas sementes nos terrenos vazios, à beira da estrada, ou na beira dos rios e lagoas.
Com este ato simples, podemos contribuir com no mínimo uma árvore a cada temporada.

A nossa missão de tornar este mundo verde pode acontecer.

O governo tailandês promoveu esta ideia aos seus cidadãos nos últimos anos.
O número de árvores frutíferas na natureza multiplicou-se, especialmente nos distritos do norte da Tailândia.

Recebi essa msg, achei a idéia maravilhosa, por isso estou compartilhando…
Façam o mesmo!

Começou nas Filipinas que fica mais quente no verão, isso sinaliza o início da estação seca e a estação para frutas como manga, durião e rambutan que os consumidores podem desfrutar. E enquanto as pessoas estão ansiosas para comer frutas frescas, tem circulado uma mensagem nas redes sociais, incentivando-as a pensar além de si mesmas.

Repostada por vários indivíduos e agências governamentais nos últimos anos, a mensagem conclama as pessoas a pararem de jogar fora as sementes das frutas, uma vez que elas serão usadas em uma iniciativa para cultivar mais árvores em benefício do meio ambiente.

“O meu pedido a todos nós não é jogar as sementes no lixo, mas sim lavá-las, secá-las (ao sol) e embalá-las em jornal e guardá-las no carro. Sempre que você sair e encontrar um terreno árido durante a viagem, seja em uma estrada de aldeia, em uma rodovia vazia, jogue essas sementes. Eles germinarão facilmente na próxima monção ”, recomendava a mensagem.

Ele acrescentou que este ato simples pode contribuir “até mesmo uma única árvore em cada estação para o nosso mundo” para ajudar a alcançar o sucesso na missão de tornar este mundo mais verde. ”

A mensagem foi postada na página do Facebook do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Naturais Escritório Provincial de Meio Ambiente e Recursos Naturais (DENR PENRO) Tarlac há várias horas e foi retirado logo depois.

Promovido pelo governo tailandês

E para dar a ideia de espalhar sementes lavadas e secas ao sol em terras áridas, a mensagem também afirmou que esse método está sendo praticado na Tailândia porque seu governo tem promovido a prática para seus cidadãos nos últimos anos.

“Muitos de seus outros oficiais distritais têm conduzido esta campanha de forma agressiva, que tem sido muito bem-sucedida. O número de árvores frutíferas na natureza se multiplicou muitas vezes, especialmente nos distritos do norte da Tailândia ”, disse a mensagem circulante.

Ao adicionar esta informação, os leitores são encorajados a seguir os passos dos tailandeses e “espalhar a abundância na natureza desta forma simples, mas eficaz, e contribuir de volta para as nossas próximas gerações”.

Um problema e uma solução

A ideia de criar florestas exuberantes de diferentes árvores frutíferas na natureza simplesmente espalhando sementes em terras áridas alimenta a esperança de que, em alguns anos, muitas áreas nas Filipinas serão abundantes com árvores frutíferas que fornecem alimento, sombra e outros benefícios para as gerações futuras desfrutarem.

Além disso, o método é casual e não exige que as pessoas saiam de seu caminho.

Mas alguns leitores perspicazes que tiveram um vislumbre da mensagem tinham outras preocupações em mente, pois pensam que lançar sementes em lotes vazios não é a maneira apropriada de propagar árvores frutíferas.

Olhando para o lado positivo

Além da ideia de que nem todos podem ter acesso a terras áridas em áreas rurais, as sementes espalhadas provavelmente não sobreviverão, pois precisam ser regadas regularmente para promover o crescimento.

Olhando pelo lado positivo, embora nem todas as sementes germinem, há uma chance de que algumas encontrem um bom solo onde possam criar raízes e dar frutos.

Há também a preocupação de violação da privacidade em terras e problemas que os proprietários teriam que enfrentar para obter permissão do DENR para cortar árvores indesejadas para desenvolvimentos futuros.

Então, como as pessoas podem contribuir para a promoção de um meio ambiente mais verde para as gerações futuras?

Uma sugestão é que as pessoas que comem manga, rambutan, mamão e frutas semelhantes podem criar as florestas exuberantes de que o mundo tanto precisa hoje, plantando as sementes que guardaram em áreas selecionadas que incentivam o crescimento de árvores silvestres.

À medida que o mundo continua a enfrentar o impacto negativo das mudanças climáticas, mais pessoas estão criando maneiras de combater seus efeitos e preservar o meio ambiente para as gerações futuras. Plantar árvores frutíferas é um bom começo, especialmente se elas forem cultivadas em condições adequadas.

Rolar para cima