Saiba se proteger do novo golpe utilizando cartões de aproximação

 

Novo golpe para roubar crédito em cartões que usam a tecnologia NFC

 

Um novo recurso disponível para cartões de crédito vem preocupando os especialistas em segurança e também clientes que usa esse recurso. Trata-se da nova tecnologia que permite pagar suas contas sem precisar de passar seu cartão na máquina e sem senha, o que facilitou muito na mãos dos golpistas.

Para pagar o cliente só deve aproximar o cartão e dependendo do valor nem senha precisa ser digitada.  O nome dessa tecnologia é NFC (Near Field Communication), Tradução: “comunicação de campo próximo”.

Os estelionatários estão aplicando golpes com essa nova tecnologia aproveitando da distração do cliente com uma máquina que ele carrega no bolso fazendo pagamentos indevidos sem a vítima perceber o que de fato está acontecendo.

Não só os cartões usam essa tecnologia, existem também relógios e celulares que também aplicam o NFC o que aumenta mais a preocupação dos especialistas.

Sundré, um especialista em segurança digital, explica: “A funcionalidade é de não precisar passar ou inserir cartão na maquininha. Você simplesmente aproxima da máquina, onde é feita uma comunicação sem fio e os dados são transferidos para o aparelho. Esse tipo de transação tem o limite bem baixo, um valor que consegue fazer a transação sem senha. “

O grande problema é que alguns hackers conseguiram burlar a limitação, e a transição não tem mais limite máximo. Conseguem fazer a transação com valores muito maiores. Esse é um golpe preocupante”, alertou.

O perigo maior é a capacidade de alguns hackers de alterar a limitação sem limites de valores das transações deixando prejuízos enormes para os clientes.

O que se deve fazer?

Gilberto Sundré, especialista em segurança em tecnologia digital e consultor, deu algumas dicas para se proteger desse golpe:

1º Desative essa função de proximidade, você precisa fazer isso com a empresa do seu cartão;

2º Existem carteiras com revestimento metálico que funcionam como blindagem para ação desses golpistas, assim você evita surpresas desagradáveis.

 

Rolar para cima