Falsas vacinas em Petrópolis e Niterói
Em Petrópolis e Niterói, duas técnicas de enfermagem foram afastadas do emprego, fingindo enganar os idosos na vacina contra a Covid-19. Em ambos os casos, os familiares dos idosos registraram no vídeo que não foram vacinados.
O caso aconteceu em um posto de vacinação de uma universidade da cidade.A vacinação foi o primeiro dia em que os idosos foram imunizados na década de 1990. A prefeitura de Petrópolis confirmou que a seringa estava vazia quando usada.
As denúncias foram feitas através de vídeos nas redes sociais
Segundo a prefeitura, após a divulgação das denúncias e dos vídeos nas redes sociais, a equipe da secretaria de saúde da prefeitura entrou em contato com os familiares e vacinou a idosa contra o Covid-19.
A técnica de enfermagem que foi filmada durante a falsa aplicação e foi demitida. Ela ouvirá na segunda-feira (15) no procedimento interno. De acordo com a prefeitura, profissionais são contratados para imunizações na cidade. Em Niterói, o vídeo mostra o momento em que a tecnologia foi inserida na seringa, mas não dosou em idosos. Segundo a prefeitura de Niterói, a enfermeira foi dispensada e será investigada pela secretaria municipal de saúde.
O que os familiares podem fazer
“O idoso foi imediatamente contatado e acolhido. A prefeitura disse em nota:“ Está prevista a visita no mesmo dia, e o médico e a enfermeira responsável serão vacinados no domicílio do idoso. ” Na capital carioca, o profissional que orientou a vacinação deve mostrar à seringa que a seringa é preenchida com imunizante antes da injeção, para evitar fraudes e proporcionar maior segurança no processo. Além disso, os familiares podem tirar fotos e tirar fotos no momento da vacinação.
Desde a vacinação, já ocorreram queixas semelhantes em pelo menos quatro cidades do país: Rio de Janeiro, Goiânia, Maceió e Salto (SP).