Por que asiáticos são bons em matemática ?

Qual a razão para que os asiáticos se deem bem em matemática?

A matemática nos países asiáticos

A crença comum de que os asiáticos são naturalmente dotados de matemática não é verdadeira. O desempenho excepcional dos países asiáticos em matemática é resultado de uma abordagem intensiva de ensino, principalmente no Japão e em Cingapura.

Como as crianças aprendem matemática no Japão?

A partir dos 7 ou 8 anos de idade, todas as crianças japonesas aprendem o jingle “kuku”, que é a palavra japonesa para “nove”. As crianças aprendem a música e são feitas para recitá-la com rapidez na aula e em casa. As competições locais lançam os alunos de segundo grau um para o outro para ver o quão rápido eles podem atacar todas as 81 linhas do kuku. Algumas crianças japonesas também frequentam programas de matemática pós-escola, onde aprendem a usar o ábaco para realizar cálculos aritméticos.

Por que a abordagem intensiva de ensino é eficaz?

De acordo com o psicólogo cognitivo Daniel Willingham, as crianças não podem apreciar a relação entre conceitos matemáticos se todos os seus recursos mentais forem usados ​​para executar operações aritméticas simples. À medida que os problemas se tornam mais difíceis, a prática e o aprendizado rotineiro são essenciais para acelerar algumas dessas operações para que elas se tornem automáticas. Isso permite que a criança consagre mais de seus recursos cognitivos para a compreensão do nível superior.

Os métodos de aprendizado rotineiro em que as crianças passam a maior parte do tempo memorizando fatos ainda são importantes?

A pesquisa sugere que a memorização e a aprendizagem contínua ainda são importantes técnicas de sala de aula. No entanto, a abordagem intensiva de “broca e matança” usada pelas escolas de ábaco é ridicularizada em países como o Brasil, onde os educadores desencorajam explicitamente essa prática. As recomendações seguem as ideias do psicólogo norte-americano Jerome Bruner, que argumentaram que o aprendizado é mais eficaz quando as crianças descobrem ativamente conceitos por si mesmas.

Conclusão

Portanto, podemos concluir que a razão pela qual os asiáticos se dão bem em matemática é que eles adotam uma abordagem intensiva de ensino, que envolve a prática e o aprendizado rotineiro. Embora a abordagem de “broca e matança” seja ridicularizada em alguns países, a pesquisa sugere que a memorização e a aprendizagem contínua ainda são importantes técnicas de sala de aula.

Referências:

KQED. “Why Asians Are Better at Math”. Disponível em: https://www.kqed.org/mindshift/17301/why-asians-are-better-at-math
The Japan Times. “Japan leads way as East Asian students dominate math and

Quem somos

Dusite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima